segunda-feira, 19 de julho de 2010

A COR

Conforme estudiosos, a cor tem maiores afinidades com as emoções. É possível pensar na cor como o glacê estético do bolo, saboroso e muito útil em muitas aspectos. A cor oferece um vocabulário enorme e de grande utilidade para a comunicação visual. A variedade de significados possíveis de uma cor vem expressa neste fragmento do poema "The Peoples, Yes", de Carl Sandburg:

"Sendo vermelho o sangue de todos os homens de todas as nações a Internacional Comunista fez vermelho seu estandarte.
O papa Inocêncio IV deu aos cardeais seus primeiros capelos vermelhos dizendo que o sangue de um cardeal pertencia à santa madre igreja.
O vermelho, cor de sangue, é um símbolo."

Um comentário:

  1. Boa lembrança Ari, às vezes esquecemos da importância das cores no nosso dia a dia. Este fragmento nos mostra o valor da cor:
    (...) As pessoas não escolhem necessariamente uma cor porque ela é boa para si próprias, mas porque gostam da cor, mesmo que esta possa ser contrária às suas necessidades. Existem muitos testes psicológicos,que foram desenvolvidos para nos ajudar a conhecer mais sobre nós próprios, por meio do poder da cor. A atração forte de uma pessoa pelo vermelho indica o tipo de personalidade afirmativo e extrovertido, de alguém que tem vontade firme, enquanto a aversão a essa cor sugere um indivíduo tímido e provavelmente isolado da sociedade. As cores têm influências em nossos componentes físico, mental e emocional.*

    Boa semana para todos.

    Volmar de Souza – Designer Gráfico
    * fonte: http://www.tci.art.br/cor/efeito.htm

    ResponderExcluir

AddThis

Share |