quinta-feira, 17 de maio de 2018

Ação e reação na publicidade

Toda a ação tem uma reação. Isto se aprende com facilidade, mas o senso comum esquece que esta relação de causa e efeito é válida, também, para o marketing e a publicidade.

Diante das transformações que passa a economia, os negócios, o consumo e, mais ainda, o dia a dia das pessoas, as decisões de divulgação das organizações – em rádio, televisão, mídias sociais etc -, se tornam ainda mais complexas. Toda esta complexidade acaba escondendo o que é mais importante: o sentido da publicidade para o sucesso da empresa. É aqui que está o “x” da questão.
O problema, na prática, é que o positivo e negativo nas relações da marca – seus produtos e serviços -, se revela totalmente quando se divulga e se tem contato com o consumidor. Seja pelo produto, pelo ambiente da loja, no contato com os vendedores, pelo telefone e as mídias sociais. Também pela própria forma e conteúdo da propaganda.
A publicidade é uma ação que deve ter uma reação positiva para a empresa!
A divulgação é uma ação intencional que tem o poder de atrair as pessoas. Seja pela solução racional ou pela proposta de satisfação de desejos. Nesta dinâmica, a reação esperada dos consumidores é de aprovação, compra e consumo dos produtos e serviços ofertados. Outro resultado deste processo – uma reclamação, por exemplo -, não é satisfatório e deve ser visto como um aspecto negativo pelos gestores da empresa, servindo de aprendizado para a melhoria do atendimento.
Desta maneira, é possível afirmar que a divulgação alcança o passado, o presente e o futuro das organizações. As ações dos gestores e colaboradores – em palavras, compromissos e gestos –, vão se refletir na comunicação, como um espelho, materializando e mostrando a cultura, os propósitos e a essência da empresa.
Então, atenção! Na publicidade, o que você faz, acontece!


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