terça-feira, 30 de novembro de 2010

A modernidade esperada

A virada do milênio vai completar dez anos. Daqui a trinta dias começa uma nova década. Muitas coisas mudaram - a exemplo da tecnologia, internet e outras -, mas algumas continuam fortalecendo o sentimento de pouca humanidade na sociedade. Exemplo: a modernidade encontrada nos processos produtivos, seja na indústria ou na prestação de serviços, ainda não traz, para uma grande parcela dos trabalhadores, felicidade e paz. Grandes empresas, locais ou nacionais, ainda tratam o ser humano, em pleno século XXI, como um objeto. Poucos benefícios, remuneração baixa e outras realidades que a sociedade convive, mas que não deveria aceitar. Infelizmente esses exemplos são seguidos por muitas organizações. O contrário também existe, em poucos casos, sendo suficientes para entender que a sociedade caminha, mesmo de forma lenta, para prover qualidade de vida para todos. Esperança é a palavra que não pode ser esquecida.   

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Outras Artes II


A arte exige um olhar descompromissado com o real, para que seja refletido imagem próxima da realidade. Isso sendo possível, a forma exterior se encontra com a interior, trazendo contemplação e paz. Essa é mais uma mágica da arte.

sábado, 27 de novembro de 2010

Outras artes


Continuar o exercício de criatividade é colocar sua atenção e compromisso naquilo que importa. Isso porque criar é dar forma e tornar importante o que passa despercebido no cotidiano. A diferença está em tudo. A arte também tem sua magia, como na vida, basta ter atitude para perceber.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Olhar criativo


A visão contribui muito para despetar emoções no ser humano. Através das cores e formas as lembranças são resgatadas e, o que parece simples, se destaca como sagrado, ganhando uma importância frente as outras imagens do cotidiano. Pensamentos e imagens, elas se combinam para fazer diferença nas emoções.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O sucesso pode atrapalhar

Você sabia que o sucesso pode atrapalhar a vida da pessoa? Você precisa ter sucesso - fama, dinheiro e bens-, para se sentir em paz e feliz? Cuidado com os desejos, pois com eles os problemas podem aumentar e não diminuir. Muitas pessoas confundem o sucesso com felicidade, prosperidade e sabedoria. Certamente você conhece alguém - amigo ou familiar - que, apesar de estar com muitos problemas financeiros , vive de aparência, demonstrando sucesso na vida profissional e, até, pessoal. Também é comum pessoas que colocam o sucesso como meta de felicidade e, depois que alcançam essa meta, ficam em depressão, sem saber seguir a vida. Quantos conseguem chegar ao sucesso e despreparados perdem tudo. E a sabedoria do sucesso? É melhor ver a vida como um caminho, com aprendizados e realizações.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Exemplo é para ser seguido!

A quem esse menino puxou? Ao avô ou ao pai? A pergunta fica sem resposta, pois ela é fruto de uma brincadeira, de uma referência à tradição, ao passado. Porém, todos os dias se percebe comportamentos nas pessoas - seja no trabalho, na sala de aula, na família, nos grupos -, que são similares e alinhados com modelos utilizados pela cultura da sociedade. A corrupção ou o jeitinho brasileiro é um desses comportamentos assimilados e utilizados normalmente pelos indivíduos, e mais, são aceitos socialmente, e chegam a ser incorporados pelas crianças e jovens. Nesse último caso, quando por eles utilizados, são os jovens malcriados e a sociedade a vítima. Não seria o contrário?
A observação de diversas atitudes as tornam facilmente compreensíveis. São cópias e modelos já existentes, apenas foram transfiguradas em outros ambientes e personagens. Nesse sentido, se o gestor da empresa não gosta dos clientes, o funcionário também terá uma atitude de agresividade para com os consumidores. E assim, se dá com as mudanças, as diferenças, a paciência e outros. Por isso, é preciso ter cuidado com o comportamento que se assume, pois ele pode servir de exemplo para as outras pessoas. E, se isso ocorrer, você vai gostar e aceitar?

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sociedade de Consumo

O consumo traz felicidade? As pessoas são mais felizes comprando? As respostas a essas perguntas servem como direção para uma análise mais profunda do consumo nos dias atuais. Vivemos numa sociedade de consumo, associada a uma forte cultura de consumo, o que leva a considerar a grande importância que o comércio tem para com as instituições públicas e privadas, seja na produção como na arrecadação de tributos. Também, essa mesma carga de importância é percebida nos consumidores. Adquirir um produto ou serviço é suficiente para tornar uma pessoa importante no seu grupo de relacionamento - família e amigos. Em outras situações, consumir é uma forma de identidade nas roupas e acessórios, e, até, mesmo, um ato de fuga dos problemas. Hoje, nesses dois planos - social e pessoal -, o ato de consumir tem o seu valor, sendo difícil colocar em prática a ideia do consumo consciente.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O pulo do gato

A criatividade em Marketing e Comunicação não é um exercício fácil. O criativo está sempre a procura de um elemento novo para associar, juntar ou misturar. É uma ação constante, dia e noite. Por isso, este profissional gosta da mudança, ao contrário do gato - felino domesticado - que não se sente bem quando o seu ambiente sofre qualquer alteração. Para agir criativamente é preciso estar aberto ao novo, ser um explorador e, também, ser ousado.Ser criativo é ser feliz.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O comportamento das empresas

Como sua empresa convive com a concorrência? Ela segue as tendências do mercado? Ou simplesmente ignora as reclamações dos clientes? As empresas que hoje não buscarem compreender os clientes - seus desejos e necessidades - profundamente, estão com os dias contados. E mais: as empresas que não tiverem uma razão maior, um propósito claro e definido para atender aos clientes e também à sociedade, não conseguirão se manter em um ambiente competitivo, em que somente marcas fortes sobreviverão. Uma marca forte é aquela lembrada na sua categoria pelo consumidor no momento de compra - seja um produto, serviço e, até mesmo, o nome de uma loja. O comportamento de um empresa determina o seu sucesso. Aquilo que uma empresa produz e como ela interage com  o mercado faz diferença. Aceite mudar e cresça com o mercado.

domingo, 14 de novembro de 2010

Ações estratégicas eficazes

Hoje o ser humano vive para desenvolver, cada vez mais, a sua mente. Nesse desenvolvimento, as associações são construídas por pensamentos abstratos, símbolos e temas envolvendo emoções e sentidos. Também as ações estratégicas - de um modo geral - são definidas no plano mental, com poucas atividades operacionais.
O mais importante para ter sucesso nessas ações é estar preparado para o agir estratégico, com conhecimento e vivências a ponto de transformar o abstrato em eventos operacionais concretos e eficazes. Um exemplo disso é a busca de soluções mercadológicas dentro de uma organização. Levantam-se os problemas, faz-se o diagnóstico e tomam-se as ações corretivas. Seguindo esse exemplo, o plano de comunicação deve ser tratado com sabedoria, pois saber falar, escrever e gesticular não habilita pessoas sem conhecimento - teoria e experiência - a fazer peças publicitárias, sejam impressas ou eletrônicas - rádio e televisão. Isso sem falar na impossibilidade dessas pessoas - sejam diretores ou até gerentes - de construir diagnósticos e propor ações corretivas adequadas. No âmbito estratégico, como no operacional, existe muitos conhecimentos que norteiam as decisões de um profissional. Não existe mais espaço para amadores ou para quem "acha que conhece". Se o recurso financeiro é pouco, demonstra que riscos devem ser evitados. Tudo tem um limite.

AddThis

Share |