Atualmente, o sentido mais valorizado do homem é a visão. Nem sempre foi assim. Nas sociedades primitivas ,a audição tinha uma grande importância para a unidade familiar, já que, sem a escrita, era por meio do diálogo e do canto que se mantinham as tradições e a cultura. Era a forma de contato mágico com o mundo da floresta, das águas e das estrelas. Com o surgimento do alfabeto fonético e da escrita, o sentido visual se torna predominante para a leitura nas sociedade desenvolvidas. Os outros sentidos - a audição, o tato, o paladar e o olfato - ou foram substituídos pela visão ou, sendo pouco usados, perderam o seu potencial. Isso explica porque determinado cantor faz sucesso devido a sua beleza e não pela sua musicalidade - um sentido abre as portas para o outro. Preste atenção nos seu sentidos e valorize todos.
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
A valorização da visão
Marcadores:
Arte,
Comunicação,
Filosofia
domingo, 9 de janeiro de 2011
A fotografia
Momentos mágicos. A máquina fotográfica proporciona imagens maravilhosas. Congela de forma rígida um momento. Nada escapa para o movimento. Assim, podemos observar a beleza das formas, da cor, da luz e da composição total. São motivos que tornam a fotografia um instrumento de comunicação eficaz na sociedade de consumo, promovendo produtos, idéias e serviços. O significado está dentro de nós, mas o objeto também intensifica a percepção. Tudo é mágico!
Marcadores:
Comunicação,
Fotografia,
Natureza
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Causa e efeito
A teoria e a prática demonstram a ação de causa e efeito. A explicação para isso, basicamente, acontece a partir do magnetismo, isto é, as pessoas e/ou as coisas atraem situações mágicas ou contínuas (consequência previsível?). Qual dessas situações você usa para explicar os fatos da sua vida?
Um exemplo dessas situações são as logomarcas apresentadas acima. A evolução da primeira logomarca - a da materialidade (com a casa no centro) - para a segunda, a da conexão (com as pessoas) - pode ser entendida como uma continuidade de certo modo previsível. Essa previsibilidade é possível pela presença das duas logomarcas, porém, o ato criativo é único sem possibilidade de julgamentos.
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Viva as cores e as formas
As cores e as formas são elementos da arte que significam. Eles sozinhos já são capazes de criar valor e significados para o observador. Somado a isso, a arte incorpora as expectativas da sociedade e da cultura, como um espelho. É a arte e a criação em ação, anunciando novos tempos. Acredite, tudo vai mudar.
domingo, 2 de janeiro de 2011
Filme Pega Fogo - Diferente Chevrolet
A temperatura aumenta em 2011. Pega Fogo Diferente Chevrolet. Este é o assunto do filme publicitário que está sendo veiculado nas emissoras de televisão do Vale do Araguaia. A concessionária começa o ano novo no embalo de 2010: com sucesso nas vendas e muita motivação. Confira!
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
2011: o antigo e o novo
A diferença entre o antigo e o novo está, principalmente, no significado interior do tempo e do espaço. O antigo, para alguns, é o ultrapassado, o que não funciona e, para outros, é a sombra, a repetição, a continuidade. O novo se veste do criativo, do desenvolvimento, da esperança. Como todo paradoxo, o antigo e o novo, deve ser bem analisado uma vez que a percepção interior - a nossa e a do outro - não pode ser considerada uma verdade absoluta. Resumindo: cada um tem uma verdade para o que é antigo e para o que é novo. Quem pode afirmar que o antigo e o novo não são apenas continuidades? Um ciclo? Bem, 2010 está se despedindo, deixando espaço para 2011. Será o velho e o novo ou apenas uma continuidade? Depende do significado interior que cada um tem para a passagem de ano. Feliz Ano Novo!
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Os mistérios da arte
O sagrado sempre esteve com a arte e o profano também. A arte, a criatividade e a intuição estão juntas para dar forma e, também, para facilitar ou dificultar o entendimento do processo da criação. Para os estudiosos, os adultos perdem a capacidade de criar, ao contrário das crianças. Quem acredita nisso? Tudo depende do artista, prova disso é a arte que pode acontecer em qualquer tempo e lugar.
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Semana da Arrumação é sucesso
No dia 21 de dezembro, o Rotary Clube Barra do Garças fez a entrega dos objetos arrecadados pela Campanha Semana da Arrumação 2010. Foram mais de nove mil peças arrecadadas, entre roupas, sapatos, utensílios, além de cestas básicas. A entrega foi para as instituições filantrópicas, parceiras do projeto, que vão distribuir os objetos doados para quem mais necessita. A organização da Semana da Arrumação agradece aos parceiros - empresas e pessoas -, que estiveram envolvidas na campanha.
Marcadores:
Rotary,
Semana da Arrumação
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Marca Criativa (A Caminhada)
Para seguir em frente as empresas não devem somente superar os desafios do mercado - mudanças, concorrências e outros. Também devem superar suas barreiras internas, planejando sua caminhada para alcançar novos patamares na gestão. No marketing esta evolução pode ser percebida nas fases do marketing empreendedor - as ações mercadológicas realizadas pela organização no início das suas atividades -, do marketing formal - quando a empresa passa a realizar suas ações em parceria com uma agência, de forma técnica -, e, finalmente, do marketing criativo - fase maior, quando se junta a emoção do início da atividades com a forma técnica, realizando ações criativas. São fases que demonstram o aprimoramento da gestão da empresa. As marcas refletem isso, na sua forma e propósito.
sábado, 18 de dezembro de 2010
Persuasão (A Caminhada)
Quando se trata de comunicação externa, voltada para o consumo, informar é pouco. É preciso persuadir e manter na lembrança do receptor sua mensagem e, mais ainda, sua marca. Os recursos para isso estão em grande parte nas imagens, combinadas com as palavras. Um jogo persuasivo que mexe com a razão e a emoção, a exemplo do inesperado e do lúdico nas peças publicitárias apresentadas.
Marcadores:
Comunicação,
Consumo,
Marca,
Marketing
Assinar:
Postagens (Atom)