sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

A televisão e a imagem do candidato



Assistida em mais de 95% dos lares brasileiros, a televisão aberta é um meio audiovisual de grande impacto e persuasão do eleitorado, razão pela qual considero um dos mais importantes veículos de comunicação do marketing político e, ainda, pela sua possibilidade de produção e veiculação de formatos variados – comerciais, programas e debates.
Pelas suas características - um mosaico e sucessão de imagens que tudo transforma em espetáculo e emoção -, o meio televisivo é um espaço muito utilizado na construção da imagem do candidato. A produção do conteúdo audiovisual, que envolve diversos profissionais e tecnologias cada vez mais modernas, tem a possibilidade de criar um descolamento da imagem produzida em relação à pessoa do candidato e sua personalidade. Esse descolamento pode variar em grau maior ou menor, o que leva, necessariamente, a uma representação de um papel pelo candidato, previamente estabelecido pela estratégia de marketing.
Pela presença expressiva do aparelho televisor nos lares brasileiros, o candidato tem de usar o diálogo como forma de linguagem com o eleitor/telespectador e sua família. Uma conversa íntima, simples e direta. Frases curtas e memoráveis. Conforme Duda Mendonça, em seu livro Casos e Coisas (2005 p. 123), “A TV é um espaço onde se conversa, se argumenta e se convence. A relação de você e o telespectador é de intimidade. Você está dentro da casa dele, do seu quarto, a pouco mais de um metro da sua cama.” Na prática, o bom uso da televisão pelos agentes do governo e candidatos consiste em construir uma boa imagem, ser “um bom sujeito”, um “cara legal” e que esteja de acordo com as carências do eleitor.
Um dos exemplos de sucesso do uso da televisão pelo marketing político foi, na primeira eleição presidencial pós-regime militar, a campanha eleitoral de Fernando Collor de Melo. Até hoje essa campanha é citada como uma ação que utilizou recursos do marketing político moderno para chegar à vitória. Para o êxito de Collor, a televisão foi uma ferramenta publicitária muito importante, pois, especialmente, por meio dela, o candidato se tornou nacionalmente conhecido e, também, pela televisão, foi passada, persuasivamente, por ele, a imagem que a maioria dos eleitores desejava do presidente. Assim, com o apoio da televisão e de seus recursos, Collor, um candidato jovem, governador de um dos menores Estados do País, pertencente a um pequeno partido político e competindo com candidatos conhecidos, sagrou-se vitorioso nas urnas, em 1989.
Outro exemplo positivo do uso da televisão para a comunicação política, utilizando com criatividade o formato e o conteúdo, foram os trabalhos feitos pelo profissional Duda Mendonça para o Partido dos Trabalhadores – o PT –, em 2001.
Com produções surpreendentes, impulsionadas pelo alcance do meio televisivo, o partido político passou, na época, sua mensagem ideológica aos eleitores, de forma moderna e atual, questionando, também, a conduta ética e a corrupção presente no meio político. O livro “Casos & Coisas”, escrito por Duda Mendonça, explica que o sucesso daqueles filmes aconteceu pelas possibilidades que o meio televisivo proporcionou para trabalhar forma e conteúdo – vídeo e áudio -, somado à proposta criativa das peças. Ainda a televisão foi essencial para passar uma postura mais “light” e sorridente do candidato Lula, melhorando a aceitação dele junto ao eleitor e o ajudando na conquista da presidência em 2002.


segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Só a Univar tem!

A Univar é uma faculdade com mais de 25 anos de existência, trabalhando em prol do Vale do Araguaia. Com mais de 4 mil alunos formados, possui 17 cursos superiores, entre eles: Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e Zootecnia. Esses cinco cursos citados somente são oferecidos, na região, pela Univar. Mais um diferencial da faculdade que cresce a cada dia com o Vale do Araguaia.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Você nasceu para vencer!


A campanha do vestibular 2016 da Univar já começou. Alcançando o leste do Estado de Mato Grosso e oeste do Estado de Goias, a Univar leva sua proposta de ensino a mais de 30 municípios da região. A faculdade oferece 17 cursos, uma grande estrutura, laboratórios, fazendo escola, biblioteca completa e muita tradição. Veja o filme e fique informado.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

On e Offline

Hoje uma campanha publicitária deve chamar a atenção do público-alvo na comunicação on/offline, a exemplo da divulgação do Vestibular 2016 UNIVAR em outdoor e, também, na internet por meio das redes sociais.

sábado, 17 de outubro de 2015

Não jogue fora seus recursos

A ação do planejamento de uma campanha exige seriedade e compromisso. Especialistas sugerem que os estudos estratégicos devem acontecer no prazo de cinco a doze meses antes do processo eleitoral, pois deixar para última hora e tratar de maneira imediatista a empreita são algumas das principais causas de falência de candidaturas e gasto de dinheiro desnecessário. Saiba mais acessando www.seteeleicoes.com


segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Semana da Arrumação 2015

Esta é uma campanha especial. Envolvente pelas amizades que se conquista e por estar ajudando as pessoas mais especiais deste mundo: aqueles que precisam, o próximo. Um mundo melhor se faz com solidariedade. Um bom feriado!
Participe também. Entre em contato com o Rotary Club Barra do Garças MT.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O discurso político

O discurso é um dos recursos mais efetivos de um político - ou candidato - para a conquista dos eleitores. O discurso para apresentar resultados deve ser muito mais do que palavras ditas a uma plateia. A expressão "discurso persuasivo" é o termo correto para esta situação.

O uso da persuasão é um elemento necessário no discurso, nos diálogos e na comunicação massiva. Ser persuasivo é usar da repetição, dos recursos da voz e outros elementos. Veja o vídeo e perceba a força persuasiva do discurso.



Discursar bem não é questão de talento - é técnica.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Barra do Garças, 67 anos!

No próximo dia 15 de setembro, Barra do Garças completará 67 anos de emancipação política administrativa. Quem conhece Barra do Garças se apaixona. A cidade tem um grande potencial turístico com cachoeiras, o Rio Araguaia, águas quentes e, ainda, o Parque da Serra Azul. Outra qualidade da cidade é a essência acolhedora das pessoas que vivem aqui. Gente de valor que se harmoniza com o valor e as belezas da natureza. Parabéns Barra do Garças! Parabéns a nossa gente!


sábado, 5 de setembro de 2015

O comportamento de compra mudou com a internet.

Hoje, as pessoas interagem com a comunicação – postando notícias, recebendo e respondendo as mensagens. Isso acontece na rua, em casa, no trabalho, no lazer, proporcionadas pelas mídias digitais e pelos novos aparelhos eletrônicos - tablet, smartfone, notebooks. Antes a mensagem procurava o público; agora é o público que procura a mensagem e também as ofertas. 
Conheça nossos serviços de publicidade e divulgue sua empresa na internet.


segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Publicidade online

A publicidade online está crescendo a cada dia, atendendo diversos segmentos e objetivos. Pela internet, as possibilidades de estratégias de comunicação se ampliam. Veja isso no material postado.

Esta peça publicitária foi criada para atender um planejamento, sendo a dinâmica de e-mail marketing uma das formas trabalhadas.  

AddThis

Share |