domingo, 14 de fevereiro de 2016
A mídia digital
A força das redes sociais na internet é cada vez maior. As mídias sociais são a principal ferramenta de comunicação entre as pessoas e, também, entre as marcas e o consumidor. Neste campo a publicidade está avançando em novas forma apresentar a marca, especialmente interagindo a empresa e seus produtos com a vida das pessoas. Os formatos publicitários digitais se adequam a este propósito, a exemplo deste apresentado:
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016
A televisão e a imagem do candidato
Assistida em mais de 95% dos lares brasileiros, a
televisão aberta é um meio audiovisual de grande impacto e persuasão do
eleitorado, razão pela qual considero um dos mais importantes veículos de
comunicação do marketing político e, ainda, pela sua possibilidade de produção
e veiculação de formatos variados – comerciais, programas e debates.
Pelas suas características - um mosaico e sucessão
de imagens que tudo transforma em espetáculo e emoção -, o meio televisivo é um
espaço muito utilizado na construção da imagem do candidato. A produção do
conteúdo audiovisual, que envolve diversos profissionais e tecnologias cada vez
mais modernas, tem a possibilidade de criar um descolamento da imagem produzida
em relação à pessoa do candidato e sua personalidade. Esse descolamento pode
variar em grau maior ou menor, o que leva, necessariamente, a uma representação
de um papel pelo candidato, previamente estabelecido pela estratégia de
marketing.
Pela presença expressiva do aparelho televisor nos
lares brasileiros, o candidato tem de usar o diálogo como forma de linguagem
com o eleitor/telespectador e sua família. Uma conversa íntima, simples e
direta. Frases curtas e memoráveis. Conforme Duda Mendonça, em seu livro Casos
e Coisas (2005 p. 123), “A TV é um espaço onde se conversa, se argumenta e se
convence. A relação de você e o telespectador é de intimidade. Você está dentro
da casa dele, do seu quarto, a pouco mais de um metro da sua cama.” Na prática,
o bom uso da televisão pelos agentes do governo e candidatos consiste em
construir uma boa imagem, ser “um bom sujeito”, um “cara legal” e que esteja de
acordo com as carências do eleitor.
Um dos exemplos de sucesso do uso da televisão pelo
marketing político foi, na primeira eleição presidencial pós-regime militar, a
campanha eleitoral de Fernando Collor de Melo. Até hoje essa campanha é citada como
uma ação que utilizou recursos do marketing político moderno para chegar à
vitória. Para o êxito de Collor, a televisão foi uma ferramenta publicitária muito
importante, pois, especialmente, por meio dela, o candidato se tornou
nacionalmente conhecido e, também, pela televisão, foi passada,
persuasivamente, por ele, a imagem que a maioria dos eleitores desejava do
presidente. Assim, com o apoio da televisão e de seus recursos, Collor, um
candidato jovem, governador de um dos menores Estados do País, pertencente a um
pequeno partido político e competindo com candidatos conhecidos, sagrou-se
vitorioso nas urnas, em 1989.
Outro exemplo positivo do uso da televisão para a
comunicação política, utilizando com criatividade o formato e o conteúdo, foram
os trabalhos feitos pelo profissional Duda Mendonça para o Partido dos
Trabalhadores – o PT –, em 2001.
Com produções surpreendentes, impulsionadas pelo
alcance do meio televisivo, o partido político passou, na época, sua mensagem ideológica
aos eleitores, de forma moderna e atual, questionando, também, a conduta ética
e a corrupção presente no meio político. O livro “Casos & Coisas”, escrito
por Duda Mendonça, explica que o sucesso daqueles filmes aconteceu pelas
possibilidades que o meio televisivo proporcionou para trabalhar forma e
conteúdo – vídeo e áudio -, somado à proposta criativa das peças. Ainda a televisão
foi essencial para passar uma postura mais “light” e sorridente do candidato
Lula, melhorando a aceitação dele junto ao eleitor e o ajudando na conquista da
presidência em 2002.
Marcadores:
Comunicação,
Marketing,
Política,
Propaganda,
Publicidade
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
Só a Univar tem!
A Univar é uma faculdade com mais de 25 anos de existência, trabalhando em prol do Vale do Araguaia. Com mais de 4 mil alunos formados, possui 17 cursos superiores, entre eles: Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e Zootecnia. Esses cinco cursos citados somente são oferecidos, na região, pela Univar. Mais um diferencial da faculdade que cresce a cada dia com o Vale do Araguaia.
Marcadores:
Marketing,
Publicidade,
Univar
quarta-feira, 21 de outubro de 2015
Você nasceu para vencer!
A campanha do vestibular 2016 da Univar já começou. Alcançando o leste do Estado de Mato Grosso e oeste do Estado de Goias, a Univar leva sua proposta de ensino a mais de 30 municípios da região. A faculdade oferece 17 cursos, uma grande estrutura, laboratórios, fazendo escola, biblioteca completa e muita tradição. Veja o filme e fique informado.
Marcadores:
Comunicação,
Marketing,
Propaganda,
Publicidade,
Univar
segunda-feira, 19 de outubro de 2015
On e Offline
Hoje uma campanha publicitária deve chamar a atenção do público-alvo na comunicação on/offline, a exemplo da divulgação do Vestibular 2016 UNIVAR em outdoor e, também, na internet por meio das redes sociais.
Marcadores:
Comunicação,
Educação Superior,
Propaganda,
Publicidade
sábado, 17 de outubro de 2015
Não jogue fora seus recursos
A
ação do planejamento de uma campanha exige seriedade e compromisso.
Especialistas sugerem que os estudos estratégicos devem acontecer no prazo de
cinco a doze meses antes do processo eleitoral, pois deixar para última hora e
tratar de maneira imediatista a empreita são algumas das principais causas de
falência de candidaturas e gasto de dinheiro desnecessário. Saiba mais
acessando www.seteeleicoes.com
Marcadores:
Administração,
Comunicação,
Criaçao,
Linguagen,
Marketing,
Política,
Propaganda,
Publicidade
segunda-feira, 12 de outubro de 2015
Semana da Arrumação 2015
Esta é uma campanha especial. Envolvente pelas amizades que se conquista e por estar ajudando as pessoas mais especiais deste mundo: aqueles que precisam, o próximo. Um mundo melhor se faz com solidariedade. Um bom feriado!
Participe também. Entre em contato com o Rotary Club Barra do Garças MT.
Marcadores:
Comunicação,
Criaçao,
Rotary,
Semana da Arrumação
segunda-feira, 28 de setembro de 2015
O discurso político
O
discurso é um dos recursos mais efetivos de um político - ou candidato - para a
conquista dos eleitores. O discurso para apresentar resultados deve ser muito
mais do que palavras ditas a uma plateia. A expressão "discurso persuasivo"
é o termo correto para esta situação.
O
uso da persuasão é um elemento necessário no discurso, nos diálogos e na
comunicação massiva. Ser persuasivo é usar da repetição, dos recursos da voz e
outros elementos. Veja o vídeo e perceba a força persuasiva do
discurso.
Discursar bem não é questão de talento - é técnica.
Marcadores:
Comunicação,
Marketing,
Política,
Propaganda,
Publicidade
sexta-feira, 11 de setembro de 2015
Barra do Garças, 67 anos!
No próximo dia 15 de setembro, Barra do Garças completará 67 anos de emancipação política administrativa. Quem conhece Barra do Garças se apaixona. A cidade tem um grande potencial turístico com cachoeiras, o Rio Araguaia, águas quentes e, ainda, o Parque da Serra Azul. Outra qualidade da cidade é a essência acolhedora das pessoas que vivem aqui. Gente de valor que se harmoniza com o valor e as belezas da natureza. Parabéns Barra do Garças! Parabéns a nossa gente!
Marcadores:
Marca,
Marketing,
Natureza,
Publicidade,
Rio Araguaia
sábado, 5 de setembro de 2015
O comportamento de compra mudou com a internet.
Hoje, as pessoas interagem com a comunicação – postando notícias, recebendo e respondendo as mensagens. Isso acontece na rua, em casa, no trabalho, no lazer, proporcionadas pelas mídias digitais e pelos novos aparelhos eletrônicos - tablet, smartfone, notebooks. Antes a mensagem procurava o público; agora é o público que procura a mensagem e também as ofertas.
Conheça nossos serviços de publicidade e divulgue sua empresa na internet.
Marcadores:
Administração,
Comunicação,
Criaçao,
Marketing,
Propaganda,
Publicidade
Assinar:
Postagens (Atom)