Saber o que pensa o outro sempre foi um desejo do ser humano. As grandes
empresas buscam, por meio de pesquisa, descobrir os desejos dos consumidores
para serem mais eficazes nas suas ações de venda.
Carentes de recursos, as pequenas empresas não têm condições de custear
uma pesquisa – quantitativa ou qualitativa, mas isso tem solução.
A busca de informações sobre os clientes, numa pequena empresa, deve
começar a partir do cadastro. Cadastros completos e sempre atualizados mostram
para a empresa o perfil demográfico dos clientes – idade, renda, escolaridade,
localização da moradia, dados da família, entre outros. Uma boa conversa com os
clientes também é uma forma de colher informações sobre o que se precisa mudar
e/ou acrescentar no negócio. Outra forma de pesquisa é a observação: é
necessário buscar um local na empresa para acompanhar atentamente as ações dos
clientes, seja na vitrine ou em contato com os produtos. Os gestos e
comportamentos dos clientes demonstram, com mais fidelidade, o que eles pensam ou
desejam.
Para tirar uma conclusão sobre os clientes, é preciso cruzar os dados
demográficos do cadastro com as atitudes e estilo de vida pesquisado na
conversa e na observação dos clientes. Isso significa focar nos benefícios e no
comportamento de compra. Fazendo essas ações continuadamente, a empresa
conhecerá melhor os consumidores e terá condições de perceber onde deverá atuar
de forma mais substancial para manter as vendas e a lucratividade.