segunda-feira, 31 de maio de 2010

PARAFUSOS & CIA - CAMPANHA COMERCIAL

A Parafusos & Cia é uma loja inovadora no segmento de parafusos, ferragens, equipamentos e outros produtos da região do Vale do Araguaia. O tamanho da loja está de acordo com as variedades e as novidades de produtos. O filme mostra um pouco disso tudo. Visite e confira!


MAIS NATUREZA

Aqui segue mais uma série de imagens de cachoeiras da região. A visita vale um gostoso banho. Aproveite!

O cerrado mostra sua beleza de dia e também quando a noite se aproxima. Vale a pena admirar!

XIII MOTORCYCLE



Entre os dias 02 e 06 de junho, Barra do Garças vai estar em festa. É o XIII Motorcycle, evento que já faz parte do calendário da cidade. Este ano a organização do evento – leia-se Monica Porto da Aventur Turismo – trouxe um show internacional para valorizar, ainda mais, a festa: a Banda Angra com show marcado para 05 de junho – sábado. Os fãs da banda já estão chegando e as motocicletas também. Você não vem?


quinta-feira, 27 de maio de 2010

LABVITA - CAMPANHA COMERCIAL

O LabVita - Laboratório de Análises Clínicas está com uma nova campanha destacando a sua equipe de profissionais em peças para TV, Rádio e Outdoor.

PROMOÇÃO COPA DO MUNDO - ÁFRICA 2010

Neste ano o calendário promocional do varejo ganhou um reforço: a Copa do Mundo - África 2010. A D.O.S. Informática e a Construlares, empresas do segmento do varejo estão em plena campanha aproveitando esse tema para incrementar as vendas. Todos ganham, uma vez que o futebol é a paixão nacional.

terça-feira, 25 de maio de 2010

A CULTURA DA NATUREZA

Conheça as belezas da nossa natureza. Esta é a cachoeira Cristal que fica a 50 km de Barra do Garças. Um espaço para descansar e recarregar as baterias. Criar é aproveitar a natureza e ser feliz.
Majestoso, o Rio Araguaia tem um significado importante para a região. Em outra oportunidade vamos aprofundar mais este assunto.

A CULTURA DA NATUREZA



segunda-feira, 24 de maio de 2010

EXERCÍCIOS DE CRIATIVIDADE

A criatividade em marketing e propaganda é fruto de muito esforço. Leituras e exercícios são práticas necessárias para fazer fluir as idéias que emergem do nosso inconsciente pelo conhecimento adquirido e sensibilidade de cada um. Conforme Fayga Ostrower “ao contrário das valorizações correntes hoje em dia, a riqueza de cada um consiste em sua humanidade sensível.
É isso que torna as pessoas criativas”. As pinturas postadas são exercícios abstratos de composição visual de Aristoteles Cupolilo produzidas neste ano de 2010.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

CRIATIVIDADE


A criatividade faz parte da natureza humana. Ela se aplica de diversas maneiras dentro da cultura: nos utensílios, na arte em geral, na arquitetura, na moda, na publicidade, etc. Ser criativo é uma necessidade do indivíduo moderno, uma vez que o mundo está em constante mudança e o novo é um item muito procurado e adorado por todos. Porém, não é toda hora que estamos prontos para criar. A ação de criar necessita ser estimulada e, para que isso aconteça, é preciso conhecer quais são alguns elementos que participam do processo criativo: o pessoal e o cultural. Na esfera pessoal, está todo o conhecimento adquirido, seja acadêmico ou de experiência vivida, e, no âmbito cultural, estão às expressões da sociedade nas mais diferentes formas.
Esses elementos são a matéria prima da criatividade que, somado ao princípio de combinar e relacionar, e, também, ao de refletir e ajustar faz surgir novas idéias. A criatividade é parte da nossa vida. Ser criativo é ser feliz!

PLANEJE AS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS


O sucesso de uma campanha publicitária começa com o planejamento, que deve ser realizado pelo proprietário ou gerente da loja em parceria com um publicitário. Primeiro deve ser definido o objetivo, o período da campanha, os produtos a serem ofertados, o público alvo e a área de ação. Segundo, com a ajuda do publicitário, as decisões são de posicionamento, tema da campanha, definição e contratação da mídia e, o mais importante, a produção da peças – seja para rádio, televisão ou impressos em geral. Tudo isso deve ser planejado com antecedência e dentro dos recursos financeiros disponíveis. A participação de um publicitário, nesse processo, é necessária porque ele conhece técnicas e modelos de comunicação testados e comprovadamente eficazes. Faça em equipe a sua campanha publicitária e tenha mais sucesso!

POLÍTICA E CONSUMO


Por meio da ação política, é possível prever dias melhores para a economia de uma região. Numa democracia, os principais agentes políticos – o executivo e o legislativo - devem atuar para que os setores da educação, saúde, segurança, lazer e a economia local se desenvolvam em favor da população.
O resultado dessas ações políticas pode ser medido pelo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, que mede e avalia o bem estar de uma população a partir de três fatores: renda, longevidade e educação.
Uma cidade com um bom IDH indica uma população sadia, com longevidade; emprego e renda para todos e educação e qualificação profissional. Esses fatores influenciam diretamente a economia, a disponibilidade de emprego, salários e, conseqüentemente, o consumo. Assim, é fácil entender como política favorece a economia e beneficia a sociedade, mas, para que isso aconteça, é preciso participação. Garanta dias melhores para você, seu filho e netos acompanhando a política da sua cidade.

PRODUTO OU MERCADO?


A maioria das empresas divulga em rádio e televisão apenas os produtos, os serviços, as novidades, etc. Essa maneira de se expressar é deficiente frente às práticas modernas de comunicação, uma vez que muitas empresas concorrentes utilizam outras formas, mais complexas e eficazes, de sensibilizar o público-alvo. O ideal é que a organização busque orientar a sua comunicação para o mercado. Nesse sentido, as ações, na sua forma e conteúdo, devem estar alinhadas para os clientes e os concorrentes – que devem ser acompanhados de perto. A empresa que deseja se manter no mercado deve vencer a concorrência na sua forma atual de fazer negócios – e assim ocupar novas posições no mercado - e descobrir novas e inovadoras maneiras de entregar mais valor aos seus clientes.
A experiência demonstra que a propaganda dirigida para o público-alvo e orientada para o mercado é mais eficaz tanto para as vendas, como para a fixação de marca. Faça uma experiência e comprove!

COMO FAZER PESQUISA

Saber o que pensa o outro sempre foi um desejo do ser humano. As grandes empresas buscam, por meio de pesquisa, descobrir os desejos dos consumidores para serem mais eficazes nas suas ações de venda.
Carentes de recursos, as pequenas empresas não têm condições de custear uma pesquisa – quantitativa ou qualitativa, mas isso tem solução.
A busca de informações sobre os clientes, numa pequena empresa, deve começar a partir do cadastro. Cadastros completos e sempre atualizados mostram para a empresa o perfil demográfico dos clientes – idade, renda, escolaridade, localização da moradia, dados da família, entre outros. Uma boa conversa com os clientes também é uma forma de colher informações sobre o que se precisa mudar e/ou acrescentar no negócio. Outra forma de pesquisa é a observação: é necessário buscar um local na empresa para acompanhar atentamente as ações dos clientes, seja na vitrine ou em contato com os produtos. Os gestos e comportamentos dos clientes demonstram, com mais fidelidade, o que eles pensam ou desejam.
Para tirar uma conclusão sobre os clientes, é preciso cruzar os dados demográficos do cadastro com as atitudes e estilo de vida pesquisado na conversa e na observação dos clientes. Isso significa focar nos benefícios e no comportamento de compra. Fazendo essas ações continuadamente, a empresa conhecerá melhor os consumidores e terá condições de perceber onde deverá atuar de forma mais substancial para manter as vendas e a lucratividade.

O QUE É VENDER VALOR


A palavra “valor” no cotidiano tem muitos significados. Pode significar, por exemplo, qualidade. Porém, quando se trata de marketing, “valor” está diretamente ligada a percepção do cliente e à sua satisfação nos resultados ou à experiência de uso de um produto ou serviço. Também “valor” pode ser observado como forma de diferenciação na propaganda.
Oferecer mais valor do que preço é uma forma de atrair compradores para sua loja. Comunicar preço atrai consumidores sensíveis que já estão interessados em comprar o produto. Anunciar valor pode atingir consumidores que nem pensavam em adquirir o produto. Exemplo é anunciar que “andar de bicicleta é um bom exercício físico”, o que atrairá a atenção de quem não pensava em comprar uma bicicleta, mas gosta de se exercitar.
Atrair clientes de diversas maneiras é a melhor estratégia para vender mais do que a concorrência.

POSIÇÃO NO MERCADO

Tamanho não importa. Os consumidores percebem qual é a posição de mercado das empresas no segmento: empresa líder, desafiante, seguidora ou ocupante de nicho. As empresas que se encaixam em cada uma dessas posições atuam de maneira específica e devem estar atentas ao seu papel junto ao consumidor. Elas devem gerar benefícios e serem lembradas. Para gerar benefícios, as empresas precisam oferecer atendimento, serviços, produtos de qualidade, etc., tudo de forma a satisfazer os clientes. A lembrança já é um efeito dos benefícios percebidos pelo cliente e também resultado de ações em propaganda constantes.
O interessante é que a marca seja lembrada e os benefícios também. Em que posição de mercado sua empresa está? Ela gera benefícios e é facilmente lembrada?

A INFLUÊNCIA DO DESIGN


O design tornou-se nos últimos tempos um dos principais fatores para o sucesso de uma empresa. Ele identifica, personaliza, otimiza custos e agrega valor aos produtos ou serviços de quem faz uso dele. O mundo está rodeado de produtos e mensagens gráficas: marcas, embalagens, revistas, sinalização, anúncios e objetos domésticos que representam alguns dos produtos criados pelo profissional de design – o designer. Por isso, hoje a indústria e o comércio estão começando a perceber que, pela inovação e diferenciação, o design cria uma personalidade para a empresa capaz de conquistar a fidelidade do consumidor. É preciso, pois, estar atento aos novos tempos em que o design se torna um fator de competitividade, uma vez que os produtos concorrentes já possuem basicamente a mesma tecnologia, o mesmo preço, mesmo desempenho e característica. O consumidor está cada vez mais, se norteando pelo design. Nesse sentido, a marca torna-se o bem mais valioso da empresa, desde que gerenciada com planejamento e ações de marketing que definem a experiência do consumidor com o produto ou serviço.
Empresas que ignoram esse fato estão fadadas à estagnação e à perda de posicionamento de mercado, pois o design, além de ampliar a interação com o usuário e realçar a estética, aumenta a utilidade e o valor de um produto. É isso que o consumidor pós moderno procura.

MARCA CROSS-OVER

Com o recente aumento e popularização dos dispositivos móveis, faz-se presente uma nova preocupação no que diz respeito à representação da marca. O que se chama de Cross-Over é a tendência atual da aplicação da marca em suporte digital, sendo eles, celulares, “smartphones”, “MP3”, “Ipod”, ou qualquer outro dispositivo de bolso. Nesse caso, é imprescindível que o logotipo, símbolos e grafismos sejam mais simples para poderem ter uma boa pregnância e impacto visual.
A tecnologia está avançando cada vez mais, porém, o ambiente digital ainda possui restrições quanto à resolução e à aplicação de efeitos visuais, embora, nesse meio, exista a vantagem de utilizar a animação como recurso gráfico para transmitir os valores da marca. Muitas empresas, por ainda não estarem atentas às novas tendências da era digital, possuem identidades visuais muito detalhadas e de baixa ordem geométrica, o que dificulta a entrada nesse tipo de mídia. Simplificar é tornar-se atual.

SIGA O PLANEJADO

Onde se está? Em que lugar se deseja chegar? Essas perguntas podem ter muitas respostas neste mundo globalizado de hoje. A internet e o acesso às informações tornam as possibilidades de escolha maiores, mas aumentam as dúvidas. Para encontrar a melhor solução, o planejamento é a ferramenta mais indicada, pois permite reflexão do passado, do presente e do futuro, levando a uma análise profunda e substancial que se desdobrará em estratégias e ações a serem aplicadas pelas empresas.
O que é mais difícil no planejamento é a sua administração, uma vez que, colocá-lo em prática, depende da participação das pessoas que, na maioria das vezes, não o aceitam ou se incomodam com a mudança, os processos e procedimentos a serem adotados. Planejamento não é uma ferramenta que engessa a criatividade, ao contrário, cria um compromisso em superar as adversidades do mercado, envolvendo a equipe para alcançar os objetivos propostos.
Na área comercial, o planejamento mercadológico é o mais indicado – para lançamento de novos produtos e serviços, para revitalizar o negócio, melhorar as vendas, o faturamento etc., acompanhado de outros planejamentos, a exemplo da comunicação. O mais importante é que todas essas ferramentas estejam alinhadas com o objetivo maior da organização – o seu planejamento estratégico. Não são somente as grandes empresas que possuem condições de realizar planejamentos, pequenas empresas podem e devem usufruir desse conhecimento e se destacarem no mercado frente à concorrência. A ajuda de um profissional na área de marketing e comunicação fará com que sua empresa saiba onde está e aonde ela deseja chegar!

AddThis

Share |