sexta-feira, 15 de outubro de 2010

É o valor que atrai os clientes

Sua empresa está orientada para o mercado? A sua proposta é de agregar valor no produto para o cliente preferir comprar com você, deixando de lado a concorrência? Essas perguntas podem parecer complexas, mas não as são. Orientar sua empresa para o mercado nada mais é do que definir qual é o segmento  que você se propõe a atender. No varejo, essa segmentação está no perfil de cliente atendido, definido por renda, sexo e idade, além do comportamento de compra e do estilo de vida - periodicidade, acesso, valores e outras particularidades que caracterizam melhor o público-alvo do negócio.
Outro elemento que orienta a empresa para o mercado é a forma que ela se apresenta para o segmento escolhido. Produtos populares ou dirigidos para a classe A e B? Essa escolha deve estar alinhada com o segmento para que o negócio tenha uma identidade e consiga se diferenciar da concorrência.
Agregar valor é outra forma de estar orientado para os clientes. O preço é baixo, na percepção dos consumidores, se os produtos ou serviços apresentarem benefícios, fornecendo "valor agregardo" maior do que as expectativas dos clientes. O inverso é percebido como preço alto.
Empresas que oferecem maior valor para seus clientes, seja na garantia, no atendimento, nas características e benefícios dos produtos em relação à concorrência, são aquelas que se destacam no mercado. Atuar no mercado de forma igual a concorrênia não garante a sobrevivência da empresa, ao contrário, o risco de fechar as portas é grande. Seja diferente, oriente sua empresa para o mercado e lucre mais.

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