domingo, 10 de outubro de 2010

O ciclo do Marketing

É comum empresários que alcançaram sucesso nos seus negócios afirmarem que o planejamento de marketing e de comunicação (publicidade, propaganda e outras ferramentas de divulgação de produtos e serviços) é uma função complexa que demanda um investimento significativo. Essa visão não está errada, porém o empreendedor, dependendo do grau de desenvolvimento do seu negócio, necessita de uma gestão mais eficaz no marketing.
Para ampliar essa reflexão, basta observar um pequeno negócio - familiar ou não - em que o proprietário sempre está intuindo e inovando na forma de comunicar com seus clientes e atrair consumidores. É o que Kotler chama de Marketing Empreendedor. O negócio crescendo, esse mesmo empreendedor seguirá com ações de Marketing Formalizado: com planejamento, com um suporte de agência de propaganda, além de realizar pesquisas e contratar profissionais competentes para a empresa. O fim do ciclo é caracterizado por Kotler como o Marketing Criativo, o qual utiliza toda a experiência do empreendedor das fases anteriores e, em conjunto com o pessoal de campo, inova nas estratégias para agregar valor para a vida dos clientes.
O cliclo se fecha unindo experiência e criatividade, razão que leva empresários e profissionais a se dedicarem, cada vez mais, ao marketing. É paixão para toda a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis

Share |