quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Quando os clientes são um problema

As empresas precisam de clientes, certo? Essa é uma verdade até certo ponto, pois muitos funcionários de organizações consideram os clientes um problema.
É comum os profissionais de atendimento afirmarem que não aguentam mais os clientes. "Eles pertubam a gente. Não sabem de nada", comentam. Esses profissionais devem rever sua conduta e palavras, entendendo que os clientes procuram produtos e serviços para solucionar seus problemas - necesidades e desejos, e, nada mais comum, do que eles criarem "problemas" quando vão às compras. Treinados e preparados para "ouvir", os profissionais de vendas devem ficar em condições de negociar com esses clientes que, com certeza, voltarão para adquirir mais mercadorias. No fim das contas, o cliente fica satisfeito e a empresa lucra.
Ampliando esse assunto, de nada adianta o investimento em Marketing e Propaganda para atrair clientes se os outros departamentos da organização não entenderem que os clientes são da empresa como um todo e não somente de responsabilidade do marketing. Para que todos compreendam isso, a alta direção deve sempre lembrar aos colaboradores da sua missão e propósito de existência. Uma empresa que fortalece continuadamente sua missão e valores para seus públicos, bem como sua proposta de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, é uma empresa do futuro. Trate bem seus clientes e fortaleça sua posição no mercado.

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